-
Arquitetos: 5+1AAAlfonsoFemiaGianlucaPeluffo
- Área: 75000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Luc Boegly
-
Fabricantes: Estel, Skyfold
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova sede da BNL faz parte de um contexto particular e único. Único porque a natureza do contexto é uma superposição de infraestruturas que estão separadas por duas importantes zonas urbanas de Roma, graças à construção da estação de alta velocidade ferroviária, o que leva a um novo papel, não apenas em termos de serviço, mas também como "lugar urbano". Consideramos importante que o novo edifício desenvolva um diálogo com o complexo adjacente da estação ferroviária de Tiburtina, com suas características principais caracterizadas pelo tamanho e horizontalidade. O diálogo não precisa ser direto, mas deve ter referências tanto às perspectivas como aos diferentes níveis da estação, e também um papel diferente (a estratificação horizontal) na nova paisagem urbana.
Nosso objetivo é satisfazer as necessidades funcionais com um edifício capaz, em sua autonomia e identidade, de pertencer ao contexto urbano da Estação Tiburtina e ao mesmo tempo ser representativo tanto para a cidade como para seus usuários.
A partir destas considerações, é feita uma proposta para um edifício que seja capaz de se relacionar de maneira diferente ao noroeste com o distrito Pietralata, e ao sudeste, com o complexo da Estação Tiburtina de forma reflexiva e desvanecida, na qual sua percepção é principalmente dinâmica e diferente, quase como se tivesse em movimento perante o contexto urbano. Olhando para o norte, a percepção é estática transparente e material.
Deste modo, o edifício assume diferentes papéis que levam nossa imaginação a importantes obras de artistas e cineastas contemporâneos que trataram os temas de percepção e "reflexão"da realidade.